As Associações de Estudantes do Ensino Universitário Público de Lisboa reuniram esta tarde na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com representantes do Sindicato Nacional do Ensino Superior e da Federação Nacional de Professores para discutir o novo Regime Jurídico do Ensino Superior.

Os sindicatos mostraram-se solidários com as reivindicações dos estudantes, tendo sido consensual que este projecto-lei será, em parte, prejudicial para o Ensino Superior Português.

Os presentes consideraram que:

- é consensual a necessidade de uma mudança no actual sistema do Ensino Superior;

- a existência de órgãos demasiado pesados e complexos, que demoram demasiado tempo a decidir, e que dificultam o governo das instituições, necessita de alterações.

Constituem preocupações conjuntas, nomeadamente:

- a forma de eleição do reitor;

- a possibilidade de unidades orgânicas se transformarem em fundações públicas de direito privado sem serem ouvidos os órgãos das instituições;

- o afastamento dos estudantes dos órgãos de gestão das instituições, pondo-se em causa a democraticidade do sistema e a preparação dos estudantes;

- o autoritarismo manifestado por este governo, nomeadamente na exiguidade do período de discussão pública;

- a falta de regras no que respeita à participação de entidades externas no processo de formação de vontade das instituições.

Os estudantes querem participar na discussão deste diploma, uma vez que se consideram força motriz e fim último do Ensino Superior.

Consideram ainda de má fé que se queira aprovar esta lei num período de exames e provas para os estudantes e professores.

Para esta semana estão agendadas acções de luta que a seu tempo serão divulgadas.

0 comentários:



 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.